domingo, 16 de maio de 2010

Impressionismo

Como uma forma mais divertida de estudar, vou postar durante essa semana sobre os movimentos artísticos do século XX e XIX(vistos na disciplina História da Arte Contemporânea), a começar pelo Impressionismo.

Apesar de não fazer parte do movimento impressionista, o pintor francês Edouard Manet ( não confundir com Claude Monet) foi o grande influenciador dessa estética, pois é ele que vai romper com as antigas convenções acadêmicas, quebrando as regras de perspectivas, luz e sombra e trazendo outros temas menos alegóricos e mais pessoais às pinturas, que vão retratar os contextos de sua época . O seu nu perde aquele caráter mítico de seus antecessores e contemporâneo, e as formas de seus quadros são mais simplificadas, o que vai ser uma forte característica da pintura impressionista.

O Almoço na Relva ,Edouard Manet

Por conta de suas inovações à pintura acadêmica, suas primeiras obras foram rejeitadas nos salões de pinturas. O quadro visto acima foi uma das obras apresentadas no "Salão dos Recusados", como o nome já diz, para os pintores, cujas obras não eram aceitas nos salões oficiais. O quadro foi um grande escândalo para época, as pessoas achavam sua nudez bastante vulgar.




Olympia Edouard Manet

As reações a este segundo quadro foram ainda mais contrárias que à primeira obra, já que esta faz referência à Venus de Ticiano. Mas a jovem retratada é uma prostituta e ao invés de cachorro, há um gato preto sobre sua cama, além da falta de perspectiva, que no quadro de Ticiano era perfeitamente trabalhada.

O termo Impressionismo vem de uma crítica feita a uma obra de Claude Monet "Impressão, Nascer do Sol"  pelo escritor Louis Leroy: "Impressão - nascer do sol, eu bem o sabia!Pensava eu, se estou impressionado é porque há uma impressão. E que liberdade, que suavidade pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." Monet e seu colegas decidiram adotar o título pejorativo, sabendo da revolução que estavam iniciando.
Assim,  a maior parte dos quadros impressionistas são feitos ao ar livre, para que possam captar fielmente as diversas tonalidades da natureza. Tem a preocupação de captar o momento, como se fosse uma fotografia. As figuras não têm contorno nítido, feitas através de rápidas pinceladas ou espátulas.



Impressão- Nascer do Sol Claude Monet


Primavera - Claude Monet


Dança na cidade - Renoir

Alguns pintores não faziam parte do movimento impressionista mas possuiam características similares em suas obras, por isso podem ser chamados de impressionistas independentes, como Degas e Toulouse Lautrec.

Degas

Nenhum comentário:

Postar um comentário