terça-feira, 25 de maio de 2010

Filme: O Curioso Caso de Banjamim Button



Título original: The Curious Case of Benjamim Button
Lançamento: 2008 (EUA)
Direção: David Fincher
Elenco: Brad Pitt, Kate Blanchett, Julia Ormond, Faune A. Chambers, Elias Koteas, Donna DuPlantier
Duração:166 min.
Gênero: Drama
Roteiro: Eric Roth e Robin Swicord, baseado no conto de F. Scott Fitzgerald
Fotografia: Claudio Miranda
Direção de arte: Kelly Curley, Randy Moore e Tom Reta
Figurino: Jacqueline West

Um homem constrói um relógio que gira ao contrário.
Nova Orleans, 1918, em plena guerra, uma mulher dá a luz a uma criança, morrendo logo em seguida, não sem antes pedir que o pai da criança lhe dê um lar.
O pai, assustado com a aparência da criança, a deixa nas escadarias de um asilo.
Queenie (Taraji Hanson), que estava namorando ali perto, encontra o bebê e, mesmo com sua aparência assustadora, resolve criar, já que não pode ter filhos.



O médico diz que a criança tem todos os problemas de um velho de 80 anos: catarata, osteoporose...e diz que ele não vai durar muito, mais um motivo pra convencer a moça a cuidar da criança até que morra.
A criança cresce com aparência de um velhinho em uma cadeira de rodas, cercada de muitos outros velhinhos que moram no asilo de Queenie.
Em um culto, Queenie fala ao pastor de seu problema de não poder ter filhos, e lhe mostra Benjamim aos 7 anos, o menino que adotara e que se encontrava cheio de rugas em uma cadeira de rodas. O pastor diz que Queenie vai ter um filho e faz Benjamim andar, lhe prevendo muita vida pela frente. Benjamim anda, o pastor acaba morrendo.


 Benjamim é um menino de cabeça e um velhinho de aparência quando conhece a menina Wendy e se apaixona.
Mais recuperado e rejuvenescendo, Benjamim começa a sair na rua e conhece um marinheiro que está precisando de alguém para trabalhar na sua tripulação. Benjamim se oferece. O homem ri um pouco, desacreditando daquele velhote, mas, como não tem outra opção, acaba aceitando.
Com esse emprego, aos 17 anos, Benjamim faz uma viajem que o leva a conhecer o seu primeiro amor e a guerra, que mata toda a tripulação do barco, menos Benjamim. Ele volta e revê Wendy, então com 20 e poucos anos e bailarina de uma companhia de dança. Nesse reencontro, acabam se desentendendo.


O protagonista percebe que o tempo passa e ele vai ficando mais novo e perdendo as pessoas que gosta.
Anos mais tarde, Wendy sofre um acidente que faz os dois se reencontrarem.
Eles acabam morando juntos mas continuam a ter problemas porque Wendy envelhece enquanto Benjamim está a cada dia mais novo.


 A mulher engravida e Benjamim desaparece, voltando apenas anos mais tarde, quando Wendy já está casada de novo.
Durante a infância até a morte de Benjamim, Wendy nunca o abandona, levando a um final emocionante.


Um filme sobre a vida retratado de forma brilhante.
Ouvi muitas críticas de que o filme por ser longo demais acaba sendo cansativo. Não concordo. todas as suas partes são essenciais e ainda é bastante resumido, com vários cortes de passagem de tempo. E justamente por mostrar toda a vida de um homem, leva a uma reflexão sobre o que se faz na vida, sobre como cada um escreve sua história de uma forma única.
A ideia parece meio absurda, com toques de surrealiadade, a forma como foi executada nos faz crer na história. O final promete lágrimas e reflexões sobre o papel de cada um no filme da vida.
Destaque para a atuação de Brad Pitt, que já trabalhou com em outros filmes de Finch como Seven e Clube da Luta, Pitt fez questão de atuar durante toda a vida a adulta do personagem - inclusive nas cenas do velhinho, dando bastante trabalho  (executados com muito êxito) à equipe de caracterização.
Um dos melhores filmes que já vi, valem as quase três horas que é preciso se dedicar para assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário