terça-feira, 1 de junho de 2010

Cubismo

Picasso

Nascido em Málaga, na Espanha em 1881, Picasso foi um grande pintor, desenhista e escultor que, diferente de Van Gogh, teve seu trabalho reconhecido ainda em vida. A Europa, assim como o mundo mudava, aceitando a nova arte que se firmava.
O trabalho do artista pode ser dividido em três fases distintas:

Período Azul - de1901 a 1905: pinta a solidão a morte e o abandono, tudo em tons de azul.

Picasso - período azul

Período Rosa de 1905 a 1906 : quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas figuras mudaram do tom azul para o rosa, mas não perdem o ar de melancolia

Picasso - período rosa 

Em 1907 pinta Les Demoiselle D'Auvignon. Pintura igual o mundo da arte nunca vira antes. Inspirado nas teorias de Cezanne de que as linhas de contorno do espaço e dos corpos podem ser quebradas e que as faces ocultas e intuídas dos objetos em perspectiva podem ser reveladas, utiliza-se também da plasticidade das eculturas negras.
Junto com Georges Braque dá início ao que chamaria mais tarde, novamente batizado por um crítico, de Cubismo.
"...a primeira operação de Picasso e de Braque é analisar e decompor os objetos, como se girassem à sua volta, para depois revelarem nas suas dimensões as suas facetas, captadas de vários pontos de vista. De início a superfície dos quadro parecem divididas por formas geométricas (cúbicas), que são depois substituídas por uma rede de linhas onde se inserem os planos dos objetos e do espaço, de forma a revelarem, simultaneamente, a face, o perfil e a aresta das coisa. Trata-se ao memso tempo de uma forma extrema de realismo e de uma forma de inserir na pintura a dimensão do tempo, da sucessão, da duração..."
Sá Pessoa

Les Demoiselle D'Auvignon - Picasso

Picasso e Braque não se diziam cubistas, mas outras artistas aderiram ao movimento, sõa eles: Jean Metzinger, André Lhote, Henri Le Falconier, Albert Gleizes, entre outros.
O movimento pode ser dividido em três fases:

1ª fase: Proto-Cubismo, ou Cubismo Cezanniano - Análise e decomposição do objeto
Contornos acentuados procurando formas geométricas. Arte racional, estruturas geométricas simples: árvores , casas, garrafas, copos, mais tarde, intrumentos musicais.


2ª fase - Cubismo Analítico - Representa os objetos de vários pontos de vistas

3ª fase - Cubismo Sintético - Colagem com vários materias.



Purismo
Inspira-se no cubismo sintético e impõe sobriedade e rigor à pintura.
Simplificação das formas, geometrização.

                                 Ozenfant

Orfismo
Uso de cores muito brilhantes e círculos concêntricos de cor. Síntese das duas matrizes formais do primeiro abstracionismo: a matriz musical e a matriz arquitetônica.
Artistas: Delaunay e Kupka

Delaunay

Raionismo
Cosntituído de feixe de raios luminosos.


                                   Larionov

Futurismo
Movimento de Vanguarguarda surgido na Itália com o manifesto Et Marinetti em 1909.
O movimento investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente uma subversão radical da cultura e dos costumes socias, negando todo o passado.E substiutindo a pesquisa metódica por uma experimentação ousada na manifestação estilística e técnica.
Difere do cubismo pelo seu aspecto dinãmico.

Boccioni



Giacommo Balla

Nenhum comentário:

Postar um comentário