segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pós Impressionismo

Inicia-se por volta de 1885, logo após o final do impressionismo. Surgiu através de um grupo de artistas que queriam ir além de toda a revolução causada pelo impressionismo, inserindo a temática dos contextos sociais e dando sentimento à obra, já que o movimento anterior limitava-se apenas a captar o instante.
Assim, os pós impressionistas não eram contrários á escola que lhe antecedia, buscavam sim um desenvolvimento maior desta.
Dentro deste grupo reuniam-se pintores com características bem diversas como Van Gogh, Cézanne, Seurat e Gauguin.
Van Gogh - O Comedor de Batatas

Esse quadro foi uma das primeiras grandes obras do artista, pintado no período em que esteve nos Países Baixos. Tem um grande teor de realismo, expressividade dramática, além de ser desenvolvida através de tons escuros e da luz barroca, sem grande uso de cores. Essas características mudariam totalmente em outras obras de Van Gogh após sua ida a Paris.


A Cadeira de Gaughin - Van Gogh

Fase em que viveu em Paris, representando seus diversos conflitos psicológicos numa pintura bastante emocional. Pode-se ver que a obra ganha um colorido e é composta de várias pinceladas. Representa uma cadeira que pertenceria a Gauguin, enquanto que em outro quadro da mesma época, representa a cadeira de Van Gogh, bem mais simples que a da figura acima.


A Noite Estrelada - Van Gogh

Nessa fase já havia sido internado por problemas psiquiátricos, substitui as pinceladas por desenhos curvos que formam o quadro. A representação foge um pouco da realidade, expressando mais a realidade interna do artista que só seria reconhecido postumamente.

Cézanne
Uma das várias naturezas mortas de Cézanne, que não se preocupava muito com a perspectiva, mas com a composição arquitetônica, representando as formas cilíndricas, esféricas e cúbicas.

Cézanne
Composição geométrica do espaço

Gauguin

Com influência na pintura japonesa, que pode ser vista pelas cores fortes utilizadas, representava a natureza de forma simplificada e formas dimensionais estilizadas.

Juntamente ao Pós impressionismo, surgiu uma corrente que evoluia desta. De caráter científico, o Neo-Impressionismo tinha como característica principal o pontilhismo, que era baseado em estudo científico sobre a ótica. As figuras eram composta de diversas e pequenas manchas, feitas baseada na lei das cores complementares, na lei da harmonia, ritmo, simetria e contraste.

Pintura de Seurat, considerado o fundador do Neo-imperessionismo. A figura é toda composta de pequenos pontos.

Nabis

Grupo de artistas com influência de Paul Gaughin e no simbolismo que tenta alcançar uma síntese das principais correntes da época, apresentando uma nova reação ao naturalismo impressionista, pelo uso emocional da cor e pela distorção da linha através de pinceladas vibrantes, abrindo os caminhos para a arte abstrata. Entre o grupo destaca-se Pierre Bonnard, Paul Ranson, Paul Serusier e Edouard Vuillard.
Apesar de sua curta existência, o grupo deixa um legado que tem a ver com a consciência mais precisa da superfície pictórica, com a exploração das linhas sinuosas e com o jogo entre manchas de cor e contornos marcados que irão reverberar no estilo Art Noveau.


Paul Ranson


Pierre Bonnard

Simbolismo

Anterior ao final do século, tem suas origens no romantismo. Expressão de idéias e do mundo onírico através da cor. Jena Morea publica em 1966 o manifesto simbolista
Pintores: Puvis de Chavanne, Gustave Moreau e Gustav Klint


Gustave Klint


Gustave Moreau

Nenhum comentário:

Postar um comentário