quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cyclone

Há coisas pelas quais a gente tem sempre uma curiosidade, a gente vai somando informações, despertando o interesse, mesmo não entendendo e tendo uma vontade de entender...
Hoje eu quero falar sobre uma marca natural do Rio de Janeiro, e que aqui também faz bastante de sucesso por um público específico bem curioso.
Minha intenção aqui não é julgar a marca ou seu público, é simplesmente analisar, quem sabe antropologicamente, esse fenômeno que ocorreu em torno dessa marca.
A questão é que não só a Cyclone, mas outras tantas marcas acabaram que cultivando um certo público e ganhando uma certa identidade, ao mesmo tempo que se tornam símbolos quando utilizados.
Claro que os símbolos não são entendidos por todos, pelo menos não da mesma forma, mesmo assim, são cheios de significados...Enfim, aqui,no Rio, ou quem sabe mais aonde, os garotos e garotas que usam Cyclone, estão certamente querendo dizer alguma coisa...
A marca trabalha no segmento surf wear desde 1984, uma das pioneiras do segmento no Brasil. Ficou famosa por penetrar no universo do funk carioca e mais tarde também nos bailes funks que existiam aqui no Ceará.
Uma marca visual forte dela são principalmente as bermudas de veludo cutelê.
E uma forma de mídia bem utilizada  é a próprio música funk, que faz citação em suas letras. Tem uma música bem pesada que a letra é mais ou menos assim: "andamos de Cyclone, de Cyclone...de Cy de Cy de Cyclone...andamos de Cyclone da cabeça ao pés..."
A questão é que andar de Cyclone da cabeça aos pés não seria algo assim tão barato, e por isso mesmo, sinônimo de poder pro jovem da favela, do baile, da torcida organizada, e do mundo do crime, mas claro, não vamos generalizar...



Uma bermuda como esta custa R$195,00



A calça custa R$ 254,00


Um boné que vi no Mercado Livre é R$ 400,00
não tinha a foto


foto que eu peguei no blog desse cara,
 dizendo a frase: "andamos de Cyclone da cabeça os pés. 
Só nessa foto tem mais de 400 conto"

Vendo uma discussão a respeito em uma blog afiliado à marca achei alguns depoimentos bem relevantes que colocarei aqui para que possamos entender uma pouco mais de sue universo. Os erros de português serão mantidos:

joão victor:
a serto eu tenho um chote da cyclone que qusto 100 prata e meu pai senpre reclama que eu compro coisa cara que estraga rapido ai eu tava pasamdo no shoping com ele e vie um chote da cyclone e faley o pai meda 100$ prata pa min compra um chote da cyclone ele medeu trão qulin eu falei pai vc nao vai reclma não ele disse nao por que esse chorte e bom edura muito… ai o papo foi manero se quiser entra no meu orkut

Alan:
cyclone ñ é marca de favelado é a onde do gueto mas com toda discriminaçao ela impoe o respeito bone pro lado, camiseta e bermudao , cyclone só uso cyclone…. cyclone a melhor de todas pivete adiddas , billabong , sea way , mahalo e nike , maresia quiksilver , hang loose , mcd é a bruxa

Chokito:
Realmente isso e q e marca mas so q a galera q recriminar quem usa mas nos e nos usar q quer
unica marca q se adiquiri Respeito
e nos galera…
So de Adidas:
cyclone n e marca de ladrão agora fazer oq se o ladrão gosta de coisa boa agora a cyclone caio pra adidas e nike

Novaes:
cyclone os ladrão curti
faz oque se o ladrão tem
pra gasta!!!

Nandinho:
cyclonea marca mais onda doida do mundo

Danilo:
CURTO MUITO MAHALO MAIS ADORO CYCLONE PORQUE E’A MARCA DE LADRAO,EDEIA…

So desso de Cyclone:
Adidas Ta Na Moda Mas Cyclone E Foda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 Mahalo >>>maresia>>>>bilabong >>>>>>>>zangs>>>>>>>smolder>>>>>> nick>>>>>>>>>Num Da Vei A Onda Agora E cyclone Deixa Bilabong Pros BlayBoy A Onda E Cyclone Eu So Desso De Cyclone>>>>>>>>>>>>>>Cyclone Cyclone Cyclone Cyclone Cyclone Cyclone Cyclone Cyclone Cyclone

Jaquelinee:
nussaaaaa as sainhas da cicloneee e tuduuu de bommmmmm

1 do morro:
Na verdade essa marca ficou conhecida assim porcausa de uma história bem antiga lá na decada de 90 onde a facção criminosa C.V escolheu algumas marcas de griff para seus adeptos vestirem aí por ser caro e principalmente por causa do nome que tem as iniciais CY. que quando era escrito parecia CV que quer dizer (comando vermelho) assim começou a ser usada por pessoas que consentia com a facção então foi se espalhando e até hoje essa marca é vista como de ladrão, traficante ou pessoas faveladas. Mais na verdade é uma marca que tem o compromisso de levar a seus clientes um bom produto, suas bermudas e calças e outros artigos são sinceramente ótimos e de duração incrivel por isso não devemos olhar o que eles inventam para fazer uma certa apologia a facções criminosas devemos sim usar os produtos que nos oferece conforto e bem estar.(podem responder eu agradeço se quiserem mais imformações).

Thayara:
caralho vei essa marca é “A MARCA”criado especialmente pros manos tiradin q nem nóis daqele jeito q só anda na marca!!!!!!!!!!! é nóis meu 100% A-D-S ANJOS DO SEXO!!!!!!CV COMANDO VERMELHO!!!!!!!!XXT XOXOTEIROS!!!!!A-D-A AMIGOS DOS AMIGOS!!!!!!SOMOS NOIS!!!!!!!!! GALERA DO MAL!!

Pois é, depoimentos bem esclarecedores, hein?
Apenas mais uma marca carioca que foi adotada pela galera do "gueto", por diversos fatores de adesão - como o design e o preço...este úlitmo vai conferir poder a uma pessoa que necessita demonstrá-lo, principalmente através de objetos caros, dos quais essa pessoa já se privou por muito tempo. E lógico, a roupa, que é além de um objeto, é uma segunda pele, é uma forma de apresentação bem adequada de se demonstrar esse poder.
Afinal, não são só as "grã-finas" que podem usar roupas de marca. 




Essa eu achei massa. A menina no estilo!
E não é qualquer menina não
É a Kelly Cyclone - e está de Cyclone da cabeça aos pés
É esposa de um traficante da Bahia, tem 11 perfis no orkut, todos lotados e foi presa recentemente acusada de 3 homicídios.

Mas não é pra sair por aí com medo de quem estiver usando Cyclone - não, a minha proposta é simplesmente apresentar mais um horizonte, mais uma face desse nosso extenso mundo. E é com base nisso e em outras coisinhas que pretendo rodar um documentário. Aguardem os próximos capítulos...







31 comentários:

  1. PODEE CREE QUEE CYCLOONE E OOQ ROOLA NESSA POWAA (!_) OS PLAY RESPEIITA E PASSA MALL _*

    ResponderExcluir
  2. é ideal paserooo cyclone é foda
    cyclone naum é marca de ladrão ,é moda do ghetto
    mais com toda discriminação ,eu impoe rewspeito..............

    ResponderExcluir
  3. Andamos de cyclone da cabeça aos pés ♫
    aii festa só desse o Bonde CYCLONIZADOO tem kee respeitar na pohaa '
    Saia da cyclone e blusaa da cyclone é nois '
    Puta ManOO Nois é Miina Zika KaralhOO Na HUMILDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou conheço na quebrada como val cyclone por um simpr e motivo pq cyclone nao e pra qualquer um mais sim pra queles que merece e tem respeito e

      Excluir
  4. na moral cyclone é tudo de bom pra mim.
    quando eu uso cyclone eu mim acho o Rei.
    ai pow vocês mim perguta o rei de que, e eu falo Rei da "CYCLONE"
    OgAAACoAnG2ySa8cLTrF5_bG_WSZWWX4_cCmnze59M23Wi0hVWpK4uDYjamVtqU2f1-R1rICWXaTycj6WHYpWG4EkpsAm1T1UKcrCJXDq9m2aQQuiRbd4cPcqC5M

    ResponderExcluir
  5. cyclone não é marca de ladrão, é a moda do gueto. E com toda essa discriminação, é que eu imponho resteito.
    E quando rola qualquer festa eu desço é de cyclone, de varnet na cara e kenner no pé.
    E quanto aos preconceituosos: ME LIBEREM!!!

    ResponderExcluir
  6. hum que gatinha em olhae meu msn patojoga10_@hotmail.com add aew galera

    ResponderExcluir
  7. cyclone ñ e marca de ladrão e a moda do guetto ,conbato a discriminação e inpolho respeito
    cyclone so usa que e do guetto ,que é favela
    hea hea nego(a)cyclone aqui ou em qualquer lugar ....................kiss

    ResponderExcluir
  8. Tenho so Uma coisa Pra dizer Vow Rezumir Cyclone usa qem e do bem Cyclone usa quem e da galera Cyclone usa quem E cyclone e Os otros So pagam Pau pra galera da Cyclone

    ResponderExcluir
  9. eu sou favela sou desso de cyclone nas com doda discriminacão eu em ponho respeito quebre pra um lado camisenta e bermudão voe de cyclone
    hea e bonde da cyclone de castro alves bahia neto vida sou favela sou rua da cerqinha

    ResponderExcluir
  10. meu comentario da foto do kara:
    so nessa foto tm + d 400 conto
    fo ieu porra
    ehh noiz de cyclone da kabeça ao pe

    ResponderExcluir
  11. Cyclone ñ e marca de ladão
    E A moda do guetoO

    ResponderExcluir
  12. Cyclone não é marca de ladrão é a moda do guettoo !!

    ResponderExcluir
  13. tipo eu acho assim. se os ladrão usa noix não vai usa. vai toma no cu os policia que enquadra noix de cyclone

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus eu lendo esses comentarios eu dei muita gargalhada de tanta merda que esses imbecis falao eu nunca tinha ouvido falar nessa marca vi agora e já ri muito ridicula 400 pau só naquela foto kkkkkk e quando agente ve um cara daqueles pense q é favelado por estar se vistindo tao mal

    ResponderExcluir
  15. vá tomar no cú lucas fila da puta, favelado eh sua familia, cyclone é doo guetoo ♥

    ResponderExcluir
  16. e nós na favela e nós de cyclone

    ResponderExcluir
  17. não tenho nada contra, inclusive tenho muitos amigos que usam, mas qualquer coisa que estigmatiza, não é enxergado com bons olhos, pode ser desde uma tatuagem à uma marca de roupa, como nesse caso, mas quem é gueto mesmo, não precisa pagar de ladrão, nem andar de cyclone pra poder viver e ser respeitado, as pessoas tem que entender que a melhora de vida delas em geral, sim, é uma boa resposta para a sociedade, combater o sistema com o próprio sistema, não ficar pagando de ladrão, de barão, de malestroso, se não é. quem é, fechou lá, mas quem não é, para de ficar fazendo pose. fika dika.

    ResponderExcluir
  18. CYCLONE Ñ MARCA DE LADRÃO É A MINHA MARCA VACILÃO!!
    SOU FAVELADO COM MUITOO ORGULHO Ñ ESCONDO DE NINGUEM USO CYCLONE POR GOSTO E TAMBEM POR TENHO.NUNCA JULGUE NINGUEM PELA APARENÇIA POIS AS APARENCIAS ENGANAM. NINGUEM MOSTRA QUEM ELE REALMENTE É PELO MODO DE SE VESTIR E SIM PELO SEU CARACTER É ISSO AÍ !!!NA VIDA QUE NOS DEU DEUS NINGUEM É MAIS QUE NINGUEM!!
    MEU MSN SÓ PARA QUEM FOR FAVELA:JUNIORFERA_2015@HOTMAIL.COM
    É NOIX E Ñ A GENTE!
    É EU E VC NOIX NA FITA E OS PLAY BOI NO DVD!!!!

    ResponderExcluir
  19. Nunca achei q essa marca fosse uma referênciia pra traficante!! o problema é q quem não conhece descrimina.... mais fala sério,é apenas uma marca q mostra q o camarada tem estilo!!!!! uso Cyclone,e não to nem aí pro q os outros falam

    ResponderExcluir
  20. Mk colombiano
    k@ique vida loka
    muitos me descriminan porque uso a marca cyclone
    mais todos sabem a marca que opõe respeito é cyclone
    não tem outra porisso que eu vô em qualquer
    festa que seja de cyclone e muitos falam mal mais paga pal.

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho 13 anos , desde dos meu 10 anos eu visto cyclone , visto por que acho massa a roupa nem favelada eu sou mas uso , se meus pais naum falam nada , pra que me preocupa com os outros ...
    só saio Cyclonizadaa ! huhuhuh

    ResponderExcluir
  22. eu sou o pivete da seta e viajo nos panus mais as criticas eu solamento eleis pode fala eu só quero que morra de raiva quando eu passar pode saber que é eu na fita. quem ta falando é o pivete f.4

    ResponderExcluir
  23. e isto mesmo ze mane cyclone e nois parceiro o povo julga demais so porque a marca e bem vista no brasil sendo marca de traficante ou de ladrao eu e meu marido so usamos cyclone.... e dai?
    deyse e netinho da bahia

    ResponderExcluir
  24. quem disse que cyclone não é marca de ladrão porra podes cre mão nóiz é ladrão cyclone zé mané te amo cyclone

    ResponderExcluir
  25. Sou de Chapecó SC a marca cyclone é pouca vista por lá só que e periferia curte a marca comprei tudo camisa bermuda. Bombeta e jaquetão so quem sabe usa

    ResponderExcluir