terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos


A mais hilárias de todas as comédias do Almodóvar. E seu título em si já explica tudo. São  quatro mulheres afetadas por diferentes problemas que levam aos acontecimentos mais estranhos e inesperados.
O filme é de 1988, estrelado por Carmem Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano, a estranha Rossy de Palma e Marisa Barranco.


 A protagonista em sua cena dramática arrumando  a mala do homem que a deixa. Bacana o enquadramento e composição da cena: dois jarros iguais, dando equilíbrio às duas extremidades, ela aparecendo fora do centro, dentro do pricípio de divisão áurea do retângulo de que o olho humano percebe mais o que está um pouco deslocado do centro da figura. E em segundo plano e pra emprestar mais dramaticidade e comicidade à cena, a cama pegando fogo. 



A neurótica depois de dormir ao tomar uma bebida sabotada.
 Reparem que mais uma vez podemos ver as cores que acredito serem as preferidas do diretor: azul e vermelho. O vermelho mais nos figurinos e o azul mais no cenário: cores complementares e que, apesar de bem fortes, juntas se harmonizam, o que oferece um visual altamente extravagante e impecável ao filme, feito por uma pessoa de alma exagerada claramente.


Pena que não dá pra perceber o detalhe dos brincos de bule de café. Massa essa intencionalidade dele de às vezes não fazer sentido. E o figurino azul, e não vermelho, é porque as outras duas personagens que compõem a cena já estarem de vermelho

Aqui o detalhe dos brincos

Mais das cores e da composição - reparem nos patinho no fundo

Nossa, como eu quis encontrar essa imagem! Uma das minhas preferidas!
Legal que essa personagem troca de roupa o tempo inteiro.
Acho que na intenção de estar bem ajustada ao cenário da cena, de combinar com o figurino dos outros personagens e de mostrar o quanto ela está estérica mesmo.
Aí é uma cena em que ela fala no telefone com a mulher de seu amante, e a cena é dividida entre cortes dela neste ambiente e corte da mulher em outro ambiente bem colorido. Parece que ela sai do mundo em que estava para ir pra esse ambiente de fundo de cortinas. E é por isso que eu considero a direção de arte nos filmes de Almodóvar uma obra de arte à parte.


Aí a louca falando no telefone do outro lado da linha, na mesma cena de cima. Percebamos a harmonia das cores, o "tom sour tom"








Composição impecável, seguindo perfeitamente o lado exagerado do diretor - não bastava que a louca aparecesse só com um revólver. O modelito rosa já um pouco ultrapassado, ao mesmo tempo elegante e cômico pela cor...bem a cara de quem estava a anos trancada em um manicômio, juntamente com a pesada maquiagem nos olhos, que dão um ar maior de loucura à personagem. E as luvas, a esperta colocou pra eliminar as provas do crime que queria cometer.Cena clássica do cinema



Cena mais clássica ainda. preciso comentar?


Mais uma vez ela ao telefone e o contraste do azul com o vermelho


O melhor de todos os táxis: bancos de oncinha, mambo no som, revistas por toda parte, cigarros pra quem quiser fumar, um cartaz escrito "gracias por fumar" e tudo mais que você precisar. 


Close no rosto da tia andando de moto



Personagens e ambiente que dá uma pitada a mais em toda a loucura. O cenário não faz questão de esconder que é bem fake de estúdio, o que aumenta o grau de insanidade do filme - no bom aspecto, claro





Nenhum comentário:

Postar um comentário