quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O que é camp?

A estética camp dialoga com a kitsch, da qual eu pretendo falar logo mais...
Ao memso tempo que incopora à banalidade, artificialidade, mediocridade e ostentação, também tem um apelo perversamenet sofisticado.
Foi adotado nos anos 60 como parte da defesa anti-acadêmica da cultura popular.
Um dos exemplos do cinema camp, saõ as obras de John Watters, como Pink Flamingos e Hair Spray

E levando pro contexto do Almodóvar, que foi o motivo pelo qual estou analisando a estética camp, vamos ver o que fala Susan Sontag ao analizar a filmografia almodovariana dentro da estética camp:
"É através da frivolidade de su cinema, que Almodóvar subverte o discurso social e político hegemônico.A valorização de superfícies e textura, o humor e a critica à sagrada seriedade que dominou a arte espanhola nos anos sessenta e setenta. Isso tudo o situa na estética camp."
O excesso presente em suas películas, é uma das principais características dessa estética.
Para Sontag, o camp se atreve a representar o irrepresentável, fracassando em eu intento, e vê nesse fracasso uam qualidade enobrecedora.
A articialidade do camp leva à percepção do mundo como um fenômeno estético. Sua implicação social mais óbvia é a a neutralização da moral social., ela neutraliza a indignação da moral e propõe o lúdico.
Se comporta como um escudo protetor para a comunidade homossexual. O camp é em última instãncia apolítico, dada a sua preocupação pela textura, o artificialismo, a estilização.

Super quero ser camp! Se já não sou!
Filho meu, hétero??

Nenhum comentário:

Postar um comentário