domingo, 26 de setembro de 2010

O que é Kitsch?

A palavra kitsch vem do verbo alemão kitchen/verkitschen, que significa trapacer, vender uma coisa no lugar de outra.
hà muitos anos é utilizado para designar falsificaçã, e foi utilizado pela primeira vez no sentido abordade aqui na segunda metade do século XX na obra do sociólogo francês Edgar Morin, Espirits du Temp.
O kitsch já foi considerado anti-arte dentro dos conceitos da estética, mas hoje é considerada uma forma de arte que critica a sociedade de consumo e a massificação dos objetos.
Voltada para a cultura urbana e cotidiana, penetrou em muitos outros segmentos fora a arte.
Muitas vezes atribuído ao mau gosto ou dito brega, o kitsch está ligado a utilização de objetos falsos, como plantas artificiais, gnomos de jardim ou os abacaxis de plástico da Grande Família.




Bom, essas três imagens da série A Gande Família são um exemplo da utilização da estética kistch aqui no Brasil.

Para Cristina Pedrazza, pode-se considerar kitsch um objeto se ele tiver as seguintes características:
1) Imitação ( de uma obra-de-arte ou de um outro objeto)
2)Exagero ( na linguagem visual ou verbal)
3)Ocupação do espaço errado (como o instrumento de navegação na parede da foto acima)
4) Perda da função original ( uma garrafa de vinho usada como castiçal)

A grande responsável pela propagação dessa estética foi a indústria cultural, que reproduzia em série as obras de arte para agradar o gosto da classe média burguesa. Por isso, usá-la intencionalmente passou a ser uma forma de criticar com bom humor e ironia esses acontecimentos.
As obras de Andy Warhol, como a repetição de fotgrafias, é um exemplo que segue essa estética dentro das artes plásticas.


Então podemos ver o kitsch na moda, na televisão, na música...diz-se kitsch as regravações de uma época agregada a um novo estilo e interpretação. E na moda, podemos localizar o kitsch nessa eterna busca pelo passado.


Moles diz que existe algo de kitsch dentro de cada um de nós

Fontes:
PEDRAZZA, Cristina.O Consumo da Cultura Kitsch. São Paulo, 2009
MELO, Gustavo. 30 Anos de cinema de Almodóvar . Os meios de omunicação na filmografia do diretor. Fortaleza, 2010


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