terça-feira, 18 de maio de 2010

A Arte Moderna

Diante do que já foi apresentado nos dois últimos posts, podemos perceber o quanto esses movimentos que vão surgindo a partir da segunda metade do século XIX vão causar uma grande mudança no modo de ver e expressar a arte até hoje.
Com o surgimento da fotografia em 1853, surge o questionamento se o dever da arte é fazer apenas a mímese da realidade. Os novos movimentos artísticos passaram a fazer esse questionamento mudando totalmente a direção da arte.
Esse caminho começado pelo Impressionismo e firmado pelo Cubismo é o que podemos chamar de Modernismo, ou Primeiras Vanguardas, ou Vanguardas Históricas.

Art Noveau

Relacionado com o movimento americano arts & crafts, teve destaque durante a Belle Epóque, das últimas décadas do século XIX ao começo do século XX. Relaciona-se principalmente com a segunda Revolução Industrial em curso na Europa e com a exploração de novos materiais como o ferro e o vidro e avanços na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes.
Caracteriza-se pelas formas orgânicas e escapoismos para a natureza. Influenciado pelo movimento simbolista.
É o grande precursor do design gráfico e do design moderno em geral, já que o estilo predominou em outras formas de arte que não a pintura, como arquitetura, em objetos utilitários, moda e os famosos cartazes.

Cartaz de Willian Bradley

Fauvismo

Vai surgir no início do século XX, por volta de 1905, principalmente na França.
A pintura não tinha uma intenção crítica. Pode-se ver também o grande uso das cores vivas, mas não um uso intencional, para provocar emoções, é apenas para embelezar o quadro, nessa arte que saía dos temas perturbadores, retratando uma leveza das emoções e alegria de viver. Assim as criações costumavam seguir do impulso, assim como a composição das cores e expressão das formas.
O nome do movimento também vem de uma crítica que comparava os artistas a feras atacando o inocente apreciador.
Seu principal representante é o artista francês Henri  Matisse

A Dança - Matisse

Matisse

Georges Braque

Expressionismo

O expressionismo surge na Alemanha na mesma época em que o Fauvismo surgia na França e baseia-se na idéia da interioridade da obra de arte, que está mais preocupada em mostra o mundo interior do artista, projetando na obra uma reflexão individual e subjetiva. Com suas cores vivas e sua temática de solidão e miséria, o expressionismo refletia a amargura que surgia na Alemanha pré-bélica da Primeira Guerra Mundial. Entre seus Principais representantes estão Munch, Kirchner, Nolde e Rottluff.



O Grito - Edvard Munch

Mulher com Sobrinha - Kirchner


Um comentário:

  1. mim ajude gente nao to conseguindo fazer um trablho de artes.a pergunta e assim,a arte na primeira metade do seculo xx mim ajuder

    ResponderExcluir