domingo, 19 de dezembro de 2010

Cinema com comida

Como já falei, ando na paixão por gastronomia...
E unindo a paixão mais antiga, que é por cinema, hoje vou dar dicas de filmes que fazem homenagem à arte de cozinhar

1- O Tempero da Vida ( 2003)
País de Origem: Grécia
Direção: Tassos Boulmetis

Assisti a um tempo, mas posso dizer que é um delicioso filme pra quem quer se encantar ou já é encantado com a arte da gastronomia, que, segundo o próprio filme, é palavra derivada de astronomia
Depois de adulto, Fanis retorna à cidade  onde passou sua infância e relembra a velha loja de temperos de seu avô.
Daí, uma verdadeira lição sobre a vida e seus temperos.
"Que importa se não vermos o sal, se a comida é saborosa", ou, "se quer que a conversa flua melhor, coloque comidas com molho"
Uma verdadeira homenagem à caneha, à noz-moscada, à pimenta, açafrão, tomilho...hum..,pra dar água na boca.

2- O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante (1989)
Um filme de Peter Greenway
País de Origem: Reino Unido/França


Eu diria que esse filme não é assim tão agradável a todos quanto o primeiro, mas está na minha lista de filmes favoritos, uma verdadeira obra de arte em cinema, imagens e histórias... É preciso ter estômago em algumas de suas cenas.
Mas é também um banquete para olhos, com figurino obra-prima de Jean-Paul Gaultieur e fotografia de Sacha Vierny. É incrível as mudanças na iluminação, que modificam as cores do ambiente e figurino.

Amante da comida, o gângster Albert Spica janta todas as noites em um restaurante acompanhado de suas capangas, quando sua mulher, cansada de suas grosserices, resolve arranjar uma forma de passar o tempo enquanto seu marido enche a pança, ganhando a cumplicidade de todos os funcionários do restaurante.
Além de tudo, o filme é uma celebração ao ato de comer e um maravilhoso retrato do funcionamento de um restaurante, apesar de altos toques de surrealidade.

3- Estômago (2007)
Direção: Marcos Jorge
País de Origem: Brasil
Um dos melhores e mais divertidos filmes brasileiros dos últimos tempos. Maravilhoso elenco, com João Miguel, Fabiula Nascimento e Paulo Miklos, o film conta a história de um nordestino que vai ganhar a vida em São Paulo e se descobre um grande "gourmet". Arranja uma grande fã muito boa de boca e dá altas lições sobre o alecrim.

4- Ratatouille (2007)

Pixar
País de Origem: Estados Unidos


Animação que conta a história de um rato que sonha em ser chefe de cozinha e vai parar logo nos esgotos abixo de um grande restaurante francês

5- A Festa de Babette (1987)
Direção: Gabriel Axel
País de Origem: Dinamarca

Vou te confessar que esse eu nunca assisti, mas que isso é um verdadeiro pecado. Minha mão, que também cozinha e tem resaturante simplesmente AMA esse filme e já fez altas festas de Babette. 
O filme fala sobre uma mulher que, fugindo da Comuna de Paris, acaba trabalhando na casa de duas mulheres na Dinamarca, quando descobre que ganhou na loteria e decide fazer uma grande festa com maravilhas da culinária francesa. Tenho que assistir.

6- Sideways - Entre umas e Outras (2004)
Direção: Alexander Payne
País de Origem: Estados Unidos/ Hungria
Não mais, comida, dessa vez, esse filme tem tudo a ensinar sobre a arte de pareciar um ou uns bons vinhos


Por hoje é só.
Alguém tem mais uma dica?





Um comentário:

  1. "Chocolate ",com a Binoche é incrível...
    E numa linha mais comercial não tão cult "No reservations" com a Zetha Jones é legalzim..."A festa de Babethe" e "Sideways" são incríveis...os demais preciso vê-los
    Arrasou no post
    BJUM

    ResponderExcluir