domingo, 24 de outubro de 2010

Permacultura




O termo permacultura vem de uma fusão entre os termos agricultura e permanente e foi desenvolvido a partir dos anos 70 por Bill Molison e David Holmgren.
É uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com práticas inovadoras, e hoje engloba toda uma forma de viver com sustentabilidade, em conjunto com o meio-ambiente e as pessoas através de práticas ecológicas de uma forma geral, no que se refere a plantar, consumir, morar, utilizar e viver.

"A I Jornada Permacultural do Ceará surgiu da articulação entre diversas entidades que aqui difundem essa prática, da necessidade de alcançar mais pessoas, da necessidade de potencializar recursos, atingindo mais resultados na socialização da Permacultura. Visa à interiorização e descentralização da Permacultura, saindo do eixo do circuito cultural estabelecido entre os grandes centros e sendo levada para o campo e para as zonas urbanas do interior do estado. Através dessa jornada, pretende-se formar permacultores e educadores em permacultura que sejam multiplicadores em suas localidades e microregiões, suprindo, dessa maneira, uma lacuna existente na educação para a sustentabilidade no nosso estado."

ATIVIDADES

A Jornada se desenvolverá numa sequência de eventos articulados entre os parceiros descritos acima. Dar-se-á por meios de cursos, palestras, rodas de diálogo, visitas técnicas, entre outros, oportunizando grande interação com toda a sociedade. Todos os eventos acontecerão em torno da vinda de Skye Riquelme, com décadas de experiência internacional em educação, formação e consultoria em permacultura (ver currículo abaixo).



Skye Riquelme: Natural de Melbourne, Austrália. Máster em ''IESD''/Integrated EcoSocial Design (Design Integrativo de Sistemas EcoSociais) pela Gaia University International. Certificado em Design de Permacultura pelo Pelo Permaculture Institute (Austrália). Formação em Física Nuclear (Astrofísica) pela University de Melbourne/Austrália. Ministrou Cursos de Permacultura na Austrália, México, Japão, Kênia, África do Sul, Cuba, Inglaterra, Alemanha e Argentina. Residente por 10 anos em Crystal Waters Permaculture Village, considerada uma das três melhores do mundo por ser o melhor centro de experiências em Permacultura e Ecovilas da Austrália. Co-autor do livro "Manual for Teaching Permaculture Creatively" (Manual para Ensinar Permacultura Criativamente). Ministrou Curso Avançado em Facilitação de Ensinamentos para a Associação de Mestres de Permacultura nos Estados do leste dos Estados Unidos. Co-fundador da instituição Earthcare Enterprises, especializada em organizar e ensinar cursos de Certificado de Design de Permacultura, onde foi focalizador por 6 anos em mais de 30 cursos. Co-fundador e sócio da Geelong Permaculture Design Collective, consultoria em permacultura. Foi Diretor de Educação no Instituto de Permacultura do México difundindo suas técnicas por diversos estados deste país, onde viveu por cinco anos. Sócio fundador do Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal/IPCP, em Campo Grande-MS, onde viveu por oito anos, ministrando diversos cursos com comunidades rurais, quilombolas e indígenas. Sócio-colaborador do Intituto de Permacultura Cerrado-Pantanal e Mata Atlântica. Hoje atua pela UniGaia-brasil na área de Educação em Permacultura. Skye também é o criador do sistema UniMão de Aprendizagem em Permacultura.

Vale destacar os dois grandes cursos que serão facilitados por Skye Riquelme, a saber: Curso de Design em Permacultura – PDC e Curso Avançado de Educação em Permacultura. 

CRONOGRAMA



23/10 Visita-técnica de Skye Riquelme a Sobral e entorno, sob a coordenação do Instituto Carnaúba.

24/10 Cerimónia oficial de abertura da jornada, no auditório do Senac/Sesc - Iracema, com a apresentação da linha do tempo e do estado d’arte da permacultura no Ceará.
A abertura com coquetel ecológico do Centro Aquariano
25 a 29/10 Curso de Educação em Permacultura, ministrado por Skye Riquelme, na UECE, evento promovido e organizado pelo NEPPSA. 
palestra será servido coquetel ecológico do Restaurante Centro Aquariano

30/10 Pic-nic permacultural na praça da Gentilândia, concomitantemente com a feira agroecológica do Benfica. Momento para realização de oficinas, palestras, entrevistas e participação em mesas redondas e em programas de televisão.

31/10 Visita-técnica a Comunidade de Sussuí para conhecer o Projeto de desenvolvimento e integração comunitária do Instituto Nordeste Cidadania.

01 a 11/11 Início do Curso de Design em Permacultura – PDC na Reserva Particular do Patrimônio Natural - Ecosítio da Cultura Permanente no município Aratuba no Maciço do Baturité.

Um comentário:

  1. parabéns pelo teu blog, em especial os temas da arte e as 2viagens2 por outros assuntos de interesse. Vim cá parar por acidente mas vale a pena passar por cá de vez em quando :-)

    ResponderExcluir