quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cinema com música

Nesse sábado, dia 10, às 16 horas, o cineclube do dragão do Mar exibe a mostra Sonoridades Inovadoras, no auditório que fica em cima dos cinemas,
com os filmes ;
Hermeto Campeão
Documentário, 35 min.1981, SP
Direção e roteiro: Thomaz Farkas
O filme evoca a inspiração, a maneira de compor e os pontos de vista deste grande músico brasileiro. Os componentes do conjunto fazem um pequeno depoimento do que é tocar com Hermeto.


Tom Zé ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?
Documentário, 48 min.2000, SP
Dir.:Carla Gallo
Elenco: depoimentos de Tom Zé e Hans-Joachim Koellreutter



"Se Hermeto é menos carisma verbal e mais uma imagem em cena, Tom Zé ou Quem irá Colocar uma Dinamite na Cabeça do Século? lida com o contrário. Tom Zé é falante, tem uma performance oral e corporal, além de, ao contrário de Hermeto, possuir capacidade de auto-análise. Esse show da fala de Tom Zé, com virtuosismos de fabulador ao narrar as histórias de sua infância, revela um núcleo “olho no olho”, com trechos captados no estúdio pautando a dinâmica visual (entrevistas, improvisos musicais, performances). A mobilidade desse núcleo “interno e interativo”, centrado nas retórica e no carisma de Tom Zé, é perseguida pelas mudanças de ângulo e de distância da câmera.
Se Hermeto é a invenção pela qual a câmera está à espera, não sem ansiedade, porque aguarda o futuro imediato daquele momento (o estar por vir), Tom Zé carrega em sua ansiedade todo o rastro de um passado, com o qual está sempre a acertar contas. Procura-se uma perspectiva retroativa, de quem viveu um processo e tenta tirar alguma lição daquilo, com passado e presente conectados por imagens de arquivo, por sua vez em diálogo com imagens contemporâneas. Hermeto é mostrado por Farkas. Tom Zé é codificado, decodificado e ritualizado por Carla Gallo."
Cléber Eduardo

Pela qualidade desses dois músicos, vale á pena dar uma passada por lá



Nenhum comentário:

Postar um comentário