terça-feira, 27 de abril de 2010

Palestra Dragão fashion - Macro tendências para Primavera/verão 2011

Curso moda há três anos. Há três anos atrás estava muito feliz de ir ao Dragão Fashion. O tempo passa e a empolgação vai passando. Uma pessoa como eu se decepciona facilmente com os obstáculos que têm pelo caminho de qum faz moda.
Resumindo um pouco, fiz um esforço e fui assistir uma palestra do Glauco Sabino, do blog Descolex. bacaninha, to começando a entrar nese mundo de blogueiros mais pra organizar as idéias em um lugar. Algumas dicas valeram.
Mas não escrevo por isso. No final do Workshop do Glauco, pude ver um pouco da palestra da Suzana Barbosa, editora da Elle e de outra, que peço desculpas, mas não lembro o nome, que trabalha como pesquisadora de tendências.
Muito booom ir a uma palestra de tendências e estar livre de cartelas de cores, estampas, imagens de desfiles dos grandes estilistas internacionais!!
maravilha o que foi falado, que o trabalho da pesquisadora de tendências é feito a partir de muita observação, que é importante saber o que está acontecendo ao redor do mundo, pois as pessoas absorvem tudo isso. Não adianta apresentar uma proposta glamourosa enquanto o mundo se preocupa com desastres como o do Haití - é justamnete essa obervação antropológica, de quem percebe que está lidando com pessoas, e não com bonequinhos, Barbies que querem copiar as tendências lançadas no exterior. E de onde vem essa hierarquia?  Porque eles são os bons? Porque eles podem e eu não posso? Porque eles fazem issso: observam com bons olhos, olhos atentos - o mundo que está ao redor. E hoje isso é muito mais fácil - a internet é a grande facilitadora desse trabalho. Muito importante, como disse a palestrante, que o criador tenha conhecimentos de música, cinema, mundo pop, celebriaddes B... tem que ser curioso, tem que ir atrás do conhecimento, e não ser um mero fantoche leitor de Vogue e que pega o cartão de crédito da mamãe e vai pro shopping atualizar o guarda-roupa com as última tendências.
Mais animada, quero muito ver o desfile do Walério Araújo hoje!!! Que tem com inspiração O mágico de Oz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário